segunda-feira, 23 de julho de 2012

Brincando de ordenação (Matemática)

Cartões numerados

Objetivo:
Utilizar critérios apoiados nas regras do nosso sistema de numeração para comparar números de até três algarismos.

Conteúdo
Ordenação.

Anos 
3º e 4º.
Conteúdo relacionado: Ordenação
Tempo estimado
3 ou 4 aulas

Material necessário
Para cada dupla de alunos, três cartões de 7 x 10 centímetros, com algarismos diferentes (por exemplo: 5, 8 e 1).
12 cartões em branco.

Para alunos com deficiência visual
Antes de propor esta atividade, prepare com tinta de alto-relevo os cartões com os algarismos que serão trabalhados. Sugira o trabalho em equipe para auxiliar o aluno a acompanhar a aula. Se já souber braile, ele pode realizar os registros com esse sistema. Vale, também, ampliar o tempo de realização da atividade e fazer com que ele retome exercícios semelhantes no contraturno, para que desenvolva melhor suas estratégias e fixe os conteúdos.

Desenvolvimento
1ª etapa Distribua os cartões e peça que as crianças montem números de dois ou três algarismos sem repeti-los (elas podem chegar a 12 no máximo) e anotem cada um deles em um cartão em branco. É possível que as crianças comecem as combinações pelos números de dois algarismos e depois parem, achando que as chances estão esgotadas.


2ª etapa
Proponha que as crianças ordenem os números que formaram.

Avaliação
Organize a turma em pares e entregue para cada dupla um cartão com um número de dois algarismos (o 53, por exemplo). Depois entregue outro cartão com um algarismo escrito (o 4, por exemplo) e pergunte em que posição em relação ao 35 ele deve ser colocado para formar o número maior possível. Se for à esquerda, ficará 435 e, se for à direita, 354. Proponha sucessivamente diferentes "terceiros algarismos" para depois discutir com a turma em quais situações é melhor colocá-lo à direita e em quais à esquerda. Peça que os estudantes elaborem uma conclusão geral, fundamentando-a, e a registrem no caderno.

Fonte Atividade adaptada do artigo Sistemas de Numeração - Um Problema Didático, de Delia Lerner e Patrícia Sadovsky, no livro Didática da Matemática (Ed. Artmed).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus recadinhos que irei ler e responder todos! Beijos!