sábado, 28 de janeiro de 2012

Números

Cartazes com numerais! Ótimo para o início do ano.










quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vídeos

Ampliar o conhecimento é  fundamental para o bom andamento do processo educativo!
Postei alguns vídeos sobre hiperatividade infantil. Vale a pena conferir!

Acessos

Valeu, galera!!! Mais de 1.000 acessos em apenas 17 dias de criação do meu blog. ADOREI!!!!! Espero estar ajudando. Continuem visitando! E sejam seguidores do blog! Beijos!

Site de atividades


Add caption
Oi, gente!!!! Desculpe a ausência esses dias, mas estava organizando a volta ao trabalho!
Minha dica da semana é: acessem o site: https://picasaweb.google.com/jusci.pedagoga e aproveitem todas as atividades maravilhosas que lá se encontram! Tem atividade de vários livros, de alfabetização, para o 3° ano, parlendas, adivinhas, revista de atividades, folclore, enfim, uma diversidade incrível de atividades prontinhas! É só adaptar para nossa realidade!
Espero que gostem! Beijos!
Aguardo a visita de vocês!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Diversidade

Falar sobre as diferenças e sobre o respeito que devemos ter por todos, é algo fundamental para as boas relações dentro e fora da escola, então, que tal iniciar o ano lendo para os alunos o livro "Diversidade" de Tatiana Belinky?
A obra encontra-se escaneada na página "Histórias". Dá uma passadinha por lá e confira! Beijos!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Alfabeto para sala de aula

Oi,gente! Estamos pertinho de voltar ao trabalho!
Olhem esse alfabeto prontinho com letra caixa alta e cursiva. Dá para imprimir cada letra em folha A4 e colocar na sala de aula.
Obs.: Estão faltando as letras k, w e y.






















Beijinhos!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A arte de ler e escrever

Bom dia!!!!!!!!!!!!
Postei na página "Textos" um textinho básico, mas bastante útil sobre a arte de ler e escrever! Ótimo para quem é professora de educação infantil/ alfabetização e de 2° ano.
Dá uma passadinha lá! Vale muito a pena ler!
Vamos iniciar esse ano letivo com garra e conhecimento!
Beijinhos!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Bordas pedagógicas

Boa tarde! Postei umas bordas pedagógicas lindíssimas na página de atividades. Dá para fazer recadinhos bem caprichados com elas! Beijos e bom sábado!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Alfabetos

Gente! Esse site é MARAVILHOSO! Só com alfabetos de todos os tipos! Eu utilizo muito para fazer nomes bem caprichados.
Vocês vão gostar!

Alfabetos:


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tarjetas




Add caption

Oi! Postei várias tarjetas para nomes na página "gravuras".
Minha dica é: escolher a tarjeta, escrever os nomes dos alunos e colar na capa das agendas das crianças.
Vou fazer para as agendas dos meus alunos em folha com etiqueta, assim, fica mais fácil para colar!
Beijinhos e boa noite! Agora vou preparar os convites do batizado do meu baby!

Sugestão de projeto literário

DESPERTANDO O PRAZER PELA LITERATURA INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM LITERATURA INFANTIL

Justificativa
 A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, evolvendo-o em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente. Mas, não há literatura sem leitor, e o texto nunca é o mesmo, porque provoca cada um de modo diferente.
“Ler histórias sempre, sempre… É poder sorrir, rir, gargalhar com as situaçòes vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento…
É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. Ë ouvindo histórias que se pode sentir(também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais (…)Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário.”
A leitura é um processo amplo, que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida.
“O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, história inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada.” ( ABRAMOVICH, Fanny )
Objetivo Geral:
  • Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo lingüístico da criança.
Objetivos Específicos:
  • Trabalhar com valores presentes em nossa sociedade tendo como base os textos dos livros literários;
  • Levar as crianças a compreenderem o universo imaginário e fazer a distinção do real com o fantástico;
  • Realizar as atividades com uso de diferentes materiais como: giz, argila, carvão, gesso, tintas, massinhas, colas entre outros;
  • Trabalhar com a música e a dança sempre relacionando com a história contada no dia.
Culminância do Projeto:
Realizar um momento de integração com todos os alunos, no qual as crianças formarão grupos de 05 alunos e realizarão uma apresentação teatral sobre uma obra literária (escolhida por eles dentre as apresentadas no decorrer do bimestre pelas professoras).
Sugestões de atividades:
  • Baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados, reescritos;
  • Baú da fantasia para que possam dramatizar a(s) história(s) contada(s);
  • Contar a vida do autor;
  • Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações, título;
  • Usar voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, , imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes;
  • Organizar a turma em grupos e distribuir uma folha em branco, para que ilustrem;
  • Recontar a história com fantoches; com o uso de “microfone” de fantasia; na “televisão” ;
  • Caracterizar personagens (bom momento para identificar valores humanos);
  • Analisar o assunto principal da história;
  • Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história e produzir textos;
  • Cantar, recitar, músicas e poemas relacionados a história;
  • Produzir um desenho que ilustra como seria se a Bela Adormecida acordasse hoje (o que não existia há cem anos atrás/ como ela ia viver);
  • Contar a história e não dizer o fim , pedir aos alunos que em grupo , organizem um fim para a história, contar para todos;
  • Recontar a história em quadrinhos;
  • Contar a história retirada de um livro, mostrar também em cd ou fita cassete e ainda em vídeo. Traçar comparações e ao final ilustrar ou montar um livro com ilustrações feitas pelas crianças;
  • Em roda colocar os livros no meio da sala ou distribuir um para cada um, pedir que façam uma leitura de imagens e recontem o que viram e que imaginam ter na história;
  • Usar um objeto qualquer que tenha na história a ser contada, colocar numa caixinha para que as crianças adivinhem o que tem e qual é a história. Dar dicas e pistas;
  • Teatro de fantoches, teatro de sombras, teatro de palitoche, dramatizações;
  • Utilizar a mesma história contada em épocas e autores diferentes para que façam comparações:elaborar novas versões dos contos de fadas;
BIBLIOGRAFIA:
.FIORE, De Elizabeth (organizadora). “A viagem da leitura nas terras do faz-de –conta”. Nova Escola. Nº 112, maio, 1998, p.10-19.
.MINAYO, MC (Organizadora), Pesquisa Social, teoria, método e criatividade, 3ª edição,Petrópolis, Editora Vozes – 1994.
. ABRAMOVICH, Fanny – Literatura Infantil, Gostosuras e bobices
.MINISTÉRIO,Cristina (organizadora). “Literatura – passaporte para o prazer”. AMAE Educando. Nº 292, junho, 2000, p.8-13.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Capinha

Olá, pessoal! Adicionei na página de atividades várias capinhas para caderno, prova, atividades e outras. Vale a pena conferir!
Obrigada pelos seguidores do blog! Quem ainda não é seguidor, cadastre-se. Conto com vocês!
Beijocas!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Indicação de livro



Gente, esse livro é ótimo! Eu já li algumas vezes e sempre volto em alguns capítulos quando preciso.
Quem é professor e se interessa pelo desenvolvimento pleno de seus alunos vai amar!
Tem dicas práticas associadas com a teoria.
Excelente! Vale a pena!
Fica minha dica para esse final de férias!
Você será uma nova educadora ao iniciar o ano!Pode confiar!

Resuminho: Este é um guia prático e abrangente de psicologia para professores. O autor parte do pressuposto de que não entenderemos plenamente o comportamento das crianças enquanto não estudarmos também o comportamento de seus professores, pais e amigos. Psicologia para professores apresenta em cada capítulo um texto completo e informativo, com muitas dicas, para ajudar todo professor a entender seus alunos por meio de critérios psicológicos equilibrados.

Incentivos

Sabemos que incentivar os alunos é muito importante, pois os mesmos se sentem motivados e com vontade de melhorar sempre. Que tal deixar mensagens de incentivos nos cadernos e agendas dos alunos todos os dias,ou toda semana?
Segue site com vários incentivos prontinhos. É só imprimir em folha colorida, recortar e colar!
Beijos!
https://picasaweb.google.com/117998432549840248487/Incentivos#

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Estou adorando as visitas! Postem sugestões dos materiais que vocês querem no link SUGESTÕES.

Pessoal, deem uma olhadinha no Link ADORO ESSES SITES! Postei um site do Picasa cheio de livros com várias atividades!

Beijos!




Livros virtuais

Colegas, olhem que legal esse site de livros  virtuais. Bem bacana para utilizarmos em sala de aula. Basta acessar o endereço e baixar os livros para o seu computador ou dispositivo móvel. Vamos aproveitar!

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm

domingo, 8 de janeiro de 2012

Atividades para caderno

Atividades para fazer no caderno (prontinhas):
http://picasaweb.google.com/senimoreira/ATIVIDADESParaUsarNoCaderno

Ser professor...

Ser Professor
Ser professor é...
Construir castelos.
Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
Mas castelos fortes, com bases firmes.
Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
Às guerras e aos conflitos.
É ser capaz de enxergar longe.
Ver além do que se possa imaginar.
É sentir e esperar sempre...
Que tudo embora não seja perfeito.
Transforma-se em coisas belas,
Significantes e edificantes.
Ser professor é acalentar sonhos.
Realizar desejos, mostrar caminhos.
Partilhar alegrias...
Conviver com as tristezas.
Transformar planos em realidade.
É ver nas entrelinhas.
Buscar o que está lá no fundo guardado...
Trancado, acanhado e transformá-lo...
Em grandes conquistas e realizações.
O professor semeia e constrói um mundo...
De magia, beleza, sonhos e conhecimento.

(autor desconhecido)
Com carinho,
Viviane Muniz

Programa de leitura

Irei iniciar compartilhando o Programa de leitura (baseado no livro do autor Glenn Domam)que irei aplicar com meu filho de 7 meses e que já apliquei com alunos de 3 a 5 anos e funcionou super bem! Quem é mãe ou educadora e se interessa pela estimulação e aprendizagem de seus filhos/alunos irão gostar!
Eu digo que o programa funciona mesmo!
Assim que iniciar com meu filho vou  postar os avanços.

Explicação inicial:
Programa de leitura 

   Material :  tiras de papel cartão (13x48cm cada)Pincel atômico vermelho.
                              Como Fazer
Com o pincel atômico, escreva uma palavra em cada tira. Faça as letras bem grandes (5 a 7 cm).
Use letras minúsculas, pois é assim que aparecem nos livros. Use maiúsculas somente no início de substantivos próprios.

Organização dos jogos, Segundo Glenn Doman
1.   Prepare jogos de palavras. Cada jogo deverá ter no máximo 5 palavras. Mostre apenas um jogo a cada sessão.
2.   Se possível, mostre cada jogo 3 vezes ao dia, durante 5 dias. No total seu filho verá 15 vezes cada palavra. Depois disso, é hora de substituir as palavras antigas por novas.
Veja o exemplo:
Jogo 1 - mamãe, papai, Miguel, nariz, vovó
Jogo 2 - carrinho, bola, copinho, ursinho
Jogo 3 - peru, cachorro, tatu, gato, galinha


Os cinco níveis do processo de leitura

Nível 1 - palavras simples
Nível 2 - pares de palavras
Nível 3 - frases simples
Nível 4 - frases complexas
Nível 5 - livros

Como proceder nas sessões

1. Jamais force seu filho a participar das sessões.
2.Mostre as palavras rapidamente, sem insistir para que ele olhe as palavras. Se ele não quiser olhar, suspenda a sessão e aguarde uma oportunidade melhor.
Sempre encerre as sessões, com beijinhos, abraços, ou outra manifestação de carinho. Você também pode elogiar seu filho ou dizer palavras motivadoras, como “Muito bem, Miguel” ou “Como você é inteligente!”
4. Para mais detalhes, realize a leitura do livro Como Ensinar Seu Bebê a Ler, de Glenn Doman.


 

Agora irei postar a parte prática do programa

 

Adaptação: Professora Viviane Muniz


Primeira etapa
Apresentação das listas de palavras simples.
Começar sempre pelas palavras que fazem parte da rotina da criança;


1° dia: Apresentar 5 palavras três vezes ao dia com intervalos de meia hora.
Sugestão de palavras: mamãe, papai, bebê, Safira (nossa cachorra), Miguel.

2° dia: Acrescentar mais 5 palavras. Serão 10 palavras e 6 sessões.
Sugestão: papinha, água, comida, beijo, ursinho.

3° dia: Acrescentar mais 5 palavras. Serão 15 palavras e 9 sessões.
Sugestão: boca, nariz, olho, cabeça, mão.


Depois de uma semana trocar de cada grupo (das 5 palavras) uma palavras todos os dias. Exemplo: grupo 1: sai uma palvra e entra outra. O mesmo acontece com os demais grupos.
Sugestão de grupos de palavras: cores, frutas, brinquedos...

O próximo grupo a ser apresentado são as palavras que expressão ação: pular, correr, comer, andando, engatinhando.

Segunda etapa

Apresentação das listas de pares de palavras.

Apresentar combinações de 02 palavras que já tenham sido apresentadas à criança.
Exemplo: cachorra Safira
          Nariz vermelho
          Banana amarela
          Olho verde
          Bebê Miguel
Dividir os pares de palavras em 2 grupos que devem ser apresentados 3 vezes ao dia cada grupo durante 05 dias ou mais.
Exemplo: 1° grupo:
          cachorra Safira
          Nariz vermelho
          Banana amarela
          Olho verde
          Bebê Miguel

2° grupo:   ursinho grande
              Mamãe Viviane
              Papai Thiago
              Vovó Raimunda
              Prima Júlia

Incluir nos grupos palavras opostas: grande-pequeno, claro-escuro...

Terceira etapa

Acrescentam-se ações aos pares de palavras e a palavras está para que a criança forme suas próprias frases futuramente.
Exemplo: Mamãe está pulando.
           Miguel está comendo.
           Safira está latindo.
           Papai está falando.
           Vovó está correndo.

Após 5 dias acrescentar 02 frases novas e retira-se duas antigas.

Pode-se fazer um livro simples com essas frases colocando a ilustração na outra página.
Ler 2 ou 3 vezes por dia para a criança.


Quarta etapa
Acrescentar 05 palvras a sentença.
Acrescentar nas frases simples adjetivos e advérbios.
Exemplo:  Mamãe está comendo banana amarela.
            Miguel está pegando o ursinho grande.
            Papai está correndo com a Safira.
            Bebê está brincando com o carrinho.

Fazer as palavras com 4 cm.

Quando a frases já tiverem 05 ou mais palavras deve-se:
1.   Reduzir o tamanho da letra para 2,5 cm.
2.   Aumentar o número de palavras.
3.   Mudar a cor de vermelho para azul.

Cada mudança por vez. Nunca todas de uma vez só.

Quinta etapa

Escolher um livro que a criança irá ler.

O livro deve:
1.   Ter vocabulário simples de 55 a 100 palavras.
2.   Não deve ter mais do que uma frase em cada página.
3.   O tamanho da letra deve ser de aproximadamente 2,4 cm.
4.    O texto deve ser precedido e seguido de ilustração em páginas separadas.

Quanto mais cedo a estimulação,melhores serão os resultados.

Para maior entendimento do método aconselho a leitura do livro.

Início de ano


Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade”.
                          (Augusto Cury)

Olá, pessoal!

Estou iniciando 2012 com muita garra e vontade de aprender e compartilhar meus conhecimentos com as pessoas que gosto e que desejam ampliar seus conhecimentos.
No blog irei postar várias atividades que fui coletando ao longo dos anos, sugestões e diversas ideia voltadas à aprendizagem.
Bem vindos ao meu Blog!