terça-feira, 19 de março de 2013

Dica para a Páscoa!

Boa tarde, pessoal!
 
Adorei essa lembrancinha para páscoa! Prática e super em conta! Dependendo da quantidade de alunos uma caixa de bombom é o suficiente!
Muito legal!


 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Atendendo a pedidos!

Olá, pessoal! Algumas colegas me pediram que publicasse novamente o programa de leitura que desenvolvo com o Miguel. Então ai está ele! Aproveitem!

Beijocas!

Programa de leitura

 Quem é mãe ou educadora e se interessa pela estimulação e aprendizagem de seus filhos/alunos irão gostar!
Eu digo que o programa funciona mesmo!

Explicação inicial:
Programa de leitura 

   Material :  tiras de papel cartão (13x48cm cada)Pincel atômico vermelho.
                              Como Fazer
Com o pincel atômico, escreva uma palavra em cada tira. Faça as letras bem grandes (5 a 7 cm).
Use letras minúsculas, pois é assim que aparecem nos livros. Use maiúsculas somente no início de substantivos próprios.

Organização dos jogos, Segundo Glenn Doman
1.   Prepare jogos de palavras. Cada jogo deverá ter no máximo 5 palavras. Mostre apenas um jogo a cada sessão.
2.   Se possível, mostre cada jogo 3 vezes ao dia, durante 5 dias. No total seu filho verá 15 vezes cada palavra. Depois disso, é hora de substituir as palavras antigas por novas.
Veja o exemplo:
Jogo 1 - mamãe, papai, Miguel, nariz, vovó
Jogo 2 - carrinho, bola, copinho, ursinho
Jogo 3 - peru, cachorro, tatu, gato, galinha


Os cinco níveis do processo de leitura

Nível 1 - palavras simples
Nível 2 - pares de palavras
Nível 3 - frases simples
Nível 4 - frases complexas
Nível 5 - livros

Como proceder nas sessões

1. Jamais force seu filho a participar das sessões.
2.Mostre as palavras rapidamente, sem insistir para que ele olhe as palavras. Se ele não quiser olhar, suspenda a sessão e aguarde uma oportunidade melhor.
Sempre encerre as sessões, com beijinhos, abraços, ou outra manifestação de carinho. Você também pode elogiar seu filho ou dizer palavras motivadoras, como “Muito bem, Miguel” ou “Como você é inteligente!”
4. Para mais detalhes, realize a leitura do livro Como Ensinar Seu Bebê a Ler, de Glenn Doman.


 

Agora irei postar a parte prática do programa

 

Adaptação: Professora Viviane Muniz


Primeira etapa
Apresentação das listas de palavras simples.
Começar sempre pelas palavras que fazem parte da rotina da criança;


1° dia: Apresentar 5 palavras três vezes ao dia com intervalos de meia hora.
Sugestão de palavras: mamãe, papai, bebê, Safira (nossa cachorra), Miguel.

2° dia: Acrescentar mais 5 palavras. Serão 10 palavras e 6 sessões.
Sugestão: papinha, água, comida, beijo, ursinho.

3° dia: Acrescentar mais 5 palavras. Serão 15 palavras e 9 sessões.
Sugestão: boca, nariz, olho, cabeça, mão.


Depois de uma semana trocar de cada grupo (das 5 palavras) uma palavras todos os dias. Exemplo: grupo 1: sai uma palvra e entra outra. O mesmo acontece com os demais grupos.
Sugestão de grupos de palavras: cores, frutas, brinquedos...

O próximo grupo a ser apresentado são as palavras que expressão ação: pular, correr, comer, andando, engatinhando.

Segunda etapa

Apresentação das listas de pares de palavras.

Apresentar combinações de 02 palavras que já tenham sido apresentadas à criança.
Exemplo: cachorra Safira
          Nariz vermelho
          Banana amarela
          Olho verde
          Bebê Miguel
Dividir os pares de palavras em 2 grupos que devem ser apresentados 3 vezes ao dia cada grupo durante 05 dias ou mais.
Exemplo: 1° grupo:
          cachorra Safira
          Nariz vermelho
          Banana amarela
          Olho verde
          Bebê Miguel

2° grupo:   ursinho grande
              Mamãe Viviane
              Papai Thiago
              Vovó Raimunda
              Prima Júlia

Incluir nos grupos palavras opostas: grande-pequeno, claro-escuro...

Terceira etapa

Acrescentam-se ações aos pares de palavras e a palavras está para que a criança forme suas próprias frases futuramente.
Exemplo: Mamãe está pulando.
           Miguel está comendo.
           Safira está latindo.
           Papai está falando.
           Vovó está correndo.

Após 5 dias acrescentar 02 frases novas e retira-se duas antigas.

Pode-se fazer um livro simples com essas frases colocando a ilustração na outra página.
Ler 2 ou 3 vezes por dia para a criança.


Quarta etapa
Acrescentar 05 palvras a sentença.
Acrescentar nas frases simples adjetivos e advérbios.
Exemplo:  Mamãe está comendo banana amarela.
            Miguel está pegando o ursinho grande.
            Papai está correndo com a Safira.
            Bebê está brincando com o carrinho.

Fazer as palavras com 4 cm.

Quando a frases já tiverem 05 ou mais palavras deve-se:
1.   Reduzir o tamanho da letra para 2,5 cm.
2.   Aumentar o número de palavras.
3.   Mudar a cor de vermelho para azul.

Cada mudança por vez. Nunca todas de uma vez só.

Quinta etapa

Escolher um livro que a criança irá ler.

O livro deve:
1.   Ter vocabulário simples de 55 a 100 palavras.
2.   Não deve ter mais do que uma frase em cada página.
3.   O tamanho da letra deve ser de aproximadamente 2,4 cm.
4.    O texto deve ser precedido e seguido de ilustração em páginas separadas.

Quanto mais cedo a estimulação,melhores serão os resultados.

Para maior entendimento do método aconselho a leitura do livro