domingo, 8 de julho de 2012

Dica de leitura para Alfabetização/ 2° ano

Bom dia!!!
Li essa reportagem e amei! Decidi compartilhar com as professoras que trabalham com alfabetização e 2° ano e com todos que se interessam por atividades lúdicas e prazerosas.

Hora do conto! 
Trabalhe essa história encantadora desenvolvendo a alfabetização, o conhecimento da natureza, trabalhos manuais e a formação humana.

O Casamento da Dona Baratinha


Objetivos:
Proporcionar à criança, por meio da leitura dessa história, o seu envolvimento com o enredo e personagens.
Estabelecer relação com os textos, predispondo-se à alfabetização e ao letramento.

1. Para criar um clima de suspense, no dia anterior da contação da história, apresente aos alunos um cartaz com os seguintes dizeres: "Quem será que vai chegar amanhã?" O cartaz deve estar enfeitado com as personagens que aparecem na história.
2. Como a curiosidade foi aguçada no dia anterior, um fantoche da Dona Baratinha aparecerá na sala com o livro da história ao lado. Anote, então, as hipóteses do que acham que acontecerá. E depois informem aos alunos: "Para o dia de amanhã, daremos a dica do lugar onde esse personagem mora."
3. No dia seguinte, coloque na sala a casa da Dona Baratinha, confeccionada em papelão, toda enfeitada e com a Dona Baratinha dentro. E, então, deixe as crianças explorarem o espaço e anotarem as hipóteses sobre a casa estar ali. Para o dia seguinte, pergunte às crianças se conhecem uma música que fale de alguma Dona Baratinha.
4. Ao chegarem, o aparelho de som estará na sala e com a música da Dona Baratinha tocando. As crianças vão ouvir e depois será feita uma roda, onde a professora colherá novas hipóteses. Escreva a música em uma cartolina e deixe na lousa para que visualizem.
5. Coloque a música para eles ouvirem e cantarem. Faça a releitura novamente e tente achar a palavra BARATINHA. Quando acharem, veja se há algum amigo que tenha o mesmo som BA e faça a relação.

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus recadinhos que irei ler e responder todos! Beijos!